TraMar Coletivo
"TraMar: entre trançados de sons e gestos"
Ações no 6º FACULT – Fundo de Assistência à Cultura, Santos/SP, abril-junho/2018 - Fotografia: Maurice Pirrote
TraMar Coletivo
Performers: Célia Faustino, Erik Morais, Ewald Cordeiro, Natália Brescancini
Direção: Célia Faustino e Natália Brescancini
​
O TraMar Coletivo desenvolve uma pesquisa sobre o movimento dos corpos, materialidades e o espaço. Em seu primeiro trabalho “TraMar, entre trançados de sons e gestos”, parte de uma pesquisa com fios coloridos e, recuperando uma brincadeira indígena do povo Guarani, investiga o movimento das mãos e sua expansão pelo espaço. Ao longo da performance, o público é convidado a vivenciar a experiência corporal e construir, junto com os artistas, a instalação que irá permitir outros jogos e brincadeiras. A ludicidade do trabalho levou os artistas a explorar suas possibilidades com o público infantil, em uma nova organização do roteiro de ações.
Trata-se da busca por uma pausa, um espaço-tempo de contemplação, o encontro com a natureza e com o outro. Em meio ao cotidiano e o espaço urbano, propõe-se o jogo, a ludicidade, a interação e construção coletiva, ressignificando lugares e relações de forma poética.
Após dois anos de pesquisa, o trabalho recebeu edital público de fomento à cultura, e circula por diversas cidades do estado de São Paulo, participando inclusive do 11º Visões Urbanas: Festival Internacional de Dança em paisagens urbanas.